terça-feira, 17 de março de 2015

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores 

O computador é uma máquina ou dispositivo capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica.
Essa sequência de instruções é denominada algoritmo, o qual pode ser definido como um conjunto de regras expressas por uma sequência lógica finita de instruções, que ao serem executadas pelo computador, resolvendo um problema específico. Assim, podemos dizer que um ou mais algoritmos compõem o que conhecemos como programa de computador, que no âmbito profissional da área de informatica é conhecido como software.

Como o tema abordado é Organização e Arquitetura de Computadores, deve-se primeiramente diferenciar os termos organização e arquitetura.

A Organização de computadores esta focada na forma com que os componentes de hardware estão interconectados para formar um sistema computacional.

Já a Arquitetura de computadores preocupa-se com a estrutura e comportamento dos vários módulos funcionais de um computador, e como eles interagem para atender ás necessidades de processamentos do usuário.










NOBREAK

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.
Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. No entanto, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões.

Os nobreaks são medidos por números que representam sua potência, em VA (voltampere). Isto indica quanta energia a bateria pode produzir quando não houver luz, o que está diretamente associado ao tempo que ele é capaz de manter o equipamento ligado. Mas isso também depende do número de aparelhos ligados a ele e qual o consumo de cada um.

A maioria dos nobreaks fornece apenas 15 minutos de energia para um computador, por exemplo. É o tempo necessário para salvar e fechar todos os arquivos e programas e, desligar o aparelho com segurança.


As baterias desses dispositivos têm um tempo de vida útil. Assim como as baterias de um carro, é importante trocá-las. O tempo varia de modelo para modelo, mas a média fica entre 2 e 3 anos.

Em tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos.





Estabilizador

O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.

As redes elétricas estão suscetíveis a inúmeros problemas que podem danificar os aparelhos, entre variações, quedas de energia etc. As redes brasileiras, em especial, são notórias por questões dessa natureza, como os famosos apagões que acontecem ao redor do país.

Em eventos assim, é muito comum que haja prejuízos materiais, como perda de alimentos perecíveis e queima de eletroeletrônicos, por causa da brusca queda de energia. Para evitar estes e outros prejuízos, foram inventados equipamentos que têm as funções de estabilizar, limpar e manter a energia fornecida (com baterias, caso dos nobreaks) por um curto período. O estabilizador é um exemplo desse tipo de equipamento.






Filtro de Linha

Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro.
Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.

Existem diversos tipos de filtros de linha no mercado. Alguns modelos, inclusive, tentam enganar o consumidor, por não conter tais componentes eletrônicos, servindo somente como um multiplicador de tomadas. Por este motivo, é importante observar atentamente as características do produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário