Operações Lógicas
A lógica digital é um ramo da lógica matemática cujas variáveis podem assumir apenas os valores "VERDADEIRO" e "FALSO" que por sua vez, podem ser usados para representar respectivamente os algarismos UM e ZERO, empregados nas operações internas dos computadores.
Os computadores são máquinas de tomar decisões. Por menos que isto seja evidente, por mais que computadores pareçam máquinas maravilhosas capazes de fazer coisas incríveis, acredite: tudo isto não passa do resultado de sucessivas tomadas de decisões baseadas em condições impostas pelo programa que esta sendo executado. Esta é a base do processamento de dados. Pois, do ponto de vista lógico, decisões são tomadas com base na aplicação de condições. Desde a mais simples ate a mais complexa, cada decisão é tomada após avaliar uma ou mais condições.
Por exemplo: Se você pretende sair e deve decidir se veste ou não um agasalho, basta avaliar a condição "esta frio lá fora". Se for verdadeira, convém vestir o casaco, se falsa pode dispensar o agasalho. E para que um médico decida se deve ou não submeter seu paciente a uma cirurgia arriscada, sera preciso avaliar uma complexa trama de riscos inerentes á intervenção cirúrgica e uma série de outras condições igualmente importantes.
Mas em qualquer caso, decisões são baseadas em condições. A lógica digital se baseia em operações lógicas. Cada uma delas decide se algo é VERDADEIRO ou FALSO (os únicos dois valores possíveis) baseado no fato de que uma ou mais condições são, por sua vez, VERDADEIRAS ou FALSAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário