quinta-feira, 19 de março de 2015

Dispositivos de entrada e saída

Dispositivos de Entrada e Saída

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada e saída tem em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que passam a ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informações  que podem ser entendida pelo usuário.
Há dispositivos que funcionam tanto para entrada quanto para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.

Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD/ DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores ( movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).
Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD e disco rígido.


Mouse

Pequena peça deslizante que serve para movimentar o curso na tela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha retangular denominado mouse pad.

Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativa-los pressionando seu botão esquerdo, bastando o curso estar sobre uma palavra ou figura que represente o comando.







Drive de Disquete

Permite acessar disquetes, que são discos magnéticos flexíveis, uma versão menor do disco rígido, porem com a vantagem de poderem ser removidos do equipamento, ou seja, são portáteis, permitindo seu transporte de um microcomputador para outro ou guarda-las evitando sua perda, caso as informações que se encontram na memória do Pc venham a ser apagadas ou danificadas.





Modem

Poderíamos dizer que um modem é um dispositivo que serve tanto para demodular modular, daí o seu nome. Ele interpreta sinais eletrônicos e os converte para que seu computador ou dispositivo eletrônico consiga se comunicar com outro local, que normalmente é um provedor de internet.

O modem é usado para estabelecer comunicação entre dois pontos, normalmente longínquos e através de algum meio, seja cabo, fibra ótica, linha telefônica ou ate mesmo ondas eletromagnéticas, como as usadas pelos dispositivos WiFi. A aplicação mais comum do modem é prever internet, mas também serve, por exemplo, para conectar filiais de empresas através de redes virtuais privadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário